Fundo Protege Goiás

Procure o que você precisa:
Sábado, 21 de Julho de 2018
Transporte Cidadão
20/06/2018 13h01 - Atualizado em 20/06/2018 13h28

Cartão Metrobus permitirá que usuário cadastrado utilize o Eixo Anhanguera e linhas integradas em toda a Região Metropolitana de Goiânia, com o subsídio de 50% no valor da tarifa do Eixo Anhanguera.

A partir da segunda quinzena de julho, os usuários do transporte coletivo da Região Metropolitana de Goiânia - RMG, que utilizam o Eixo Anhanguera poderão realizar o cadastro no Cartão Metrobus.

A necessidade do cadastro ocorre porque a partir do dia 23 de agosto, as catracas das plataformas e terminais ligados ao Eixo Anhanguera começarão a cobrar o valor integral da passagem, que atualmente custa R$ 3,70, e, desta forma somente os usuários cadastrados no Cartão Metrobus terão direito à meia tarifa (R$ 1,85).

O subsídio do Governo de Goiás, sob a forma de créditos armazenados no Cartão Metrobus, será aplicado em cada viagem que for realizada com o uso do cartão no Sistema Metropolitano Anhanguera – SMA, que compreende o Eixo Anhanguera e todas as suas extensões, incluindo as linhas alimentadoras integradas.

O titular da Secretaria de Governo (Segov), Tayrone De Martino pontua que a nova forma de subsídio do Eixo Anhanguera evita a duplicidade e o uso indevido de benefícios, garantindo um melhor atendimento às necessidades da população. Além disso, o secretario pontua que vários estudos foram desenvolvidos para garantir a comodidade do usuário, por isso, os créditos serão adquiridos pelo Governo de Goiás e transferidos diretamente para o Cartão Metrobus do beneficiário.

A validação dos créditos depositados pelo Estado será feita nos Pontos de Recarga Automática e Máquinas de Auto-Atendimento, localizadas nas estações de embarque do Eixo Anhanguera, Terminais e Pontos de vendas credenciados.

O superintendente Estadual da Juventude, Leonardo Felipe afirma que o Cartão Metrobus reforça o compromisso do governador Marconi Perillo em garantir a meia passagem aos usuários do Eixo Anhanguera, em especial aqueles que efetivamente precisam.

A primeira via do cartão será disponibilizada de forma gratuita e terá uma etiqueta de identificação pessoal, que garante a segurança do beneficiário. O controle é realizado pelo número do CPF do usuário, deste modo, em caso de perda, furto ou roubo o usuário poderá recuperar os créditos.

Como será feito o cadastro do Cartão Metrobus?

O cadastro poderá ser realizado nos sites da Secretaria de Governo (www.segov.go.gov.br) e da Superintendência da Juventude (www.juventude.go.gov.br). Além disso, o cadastro pode ser feito por meio de aplicativo móvel disponível para Android e IOS, Windows Phone ou em uma das agências Vapt-Vupt da Região Metropolitana.
No momento do cadastro, o usuário deverá informar a quantidade de viagens que utiliza por mês, sendo que o limite são de 4 (quatro) viagens/dia e 120 (cento e vinte) viagens/mês.

Documentos necessários para o cadastro no Cartão Metrobus

- Carteira de Identidade;

- CPF;

- Foto 3X4 (01);

- Comprovante de Endereço (recente).

Como será feita a entrega do Cartão Metrobus?

A entrega do cartão será realizada em momento posterior, na unidade Vapt-Vupt informada pelo usuário no momento do cadastro. O prazo estimado para a entrega é de até 15 dias.

Quem não pode realizar o cadastro do Cartão Metrobus?

O Cartão Metrobus beneficiará todos os moradores dos municípios integrantes da Região Metropolitana de Goiânia, exceto:

1. Beneficiários do Cartão Passe Livre da Criança;
2. Beneficiários do Passe Livre do Idoso;
3. Beneficiários do Passe Livre para Portadores de Necessidades Especiais e acompanhantes;
4. Beneficiários do Programa Passe Livre Estudantil;
5. Beneficiários do Passe Escolar;
6. Beneficiários do Vale-Transporte do Trabalhador (conforme as normas da CLT).

Unidades Vapt-Vupt que farão o Cadastro do CARTÃO METROBUS:

VAPT - VUPT

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Vapt-Vupt Araguaia Shopping

Rua 44 nº 399 Setor Central

Vapt-Vupt Banana Shopping

Av. Araguaia esquina com Rua 21 nº 376,Centro

Vapt-Vupt Buena Vista

Rua T-61, nº 180 Qd. 124 Lt. 07/15 - Salas: 335 a 338 Setor Bueno

Vapt-Vupt Campinas

Confluência das Av. Anhanguera, Independência e Perimetral, nº 7840, Qd. 99-A Lt.02, Campinas

Vapt-Vupt Central do Empresário